quarta-feira, 8 de julho de 2009

A era tecnológica

O homem primitivo contava com duas ferramentas naturais e diferenciadas das outras espécies: o cérebro e as mãos, pois não tinha condições de se proteger dos fenômenos da natureza. Ele precisava garantir de equipamentos que melhorasse sua maneira de viver, além do seu caráter natural para superar as dificuldades com relação ao clima e alimentação.A visão de tecnologia desde anos atrás, é tudo o que foi e será produzido pelo homem, e isso nos aflora um sentimento de medo. No entanto, não é exatamente isso. Pois todas as atividades diárias são possíveis por causa da tecnologia. Existem tecnologias que exigem técnicas com mais habilidades de conhecimentos específicos e complexos.Sendo assim, para as demais atividades que realizamos, precisamos de produtos e equipamentos resultantes de estudos, construção especifica para melhores formas de viver. Pois tudo que utilizamos em nossa vida pessoal, profissional e utensílios como papel, lápis, são formas diferenciadas de ferramentas tecnológicas. De acordo como utilizamos as ferramentas para realização de determinadas ações, referimo-nos à técnica.Conforme o texto de Vania Moreira Kenski, é muito difícil aceitar que apenas o atual momento em que vivemos possa ser chamado de era tecnológica, pois na verdade desde do início da civilização todas as eras, correspondem ao predomínio de um determinado tipo de tecnologia.O avanço da humanidade amplia o conhecimento e esta evolução não se restringe apenas a equipamentos e produtos, mas altera também o comportamento de grupos sociais. Essa relação de informação e comunicação veio numa velocidade tão rápida através das imagens da televisão sem nos dar intervalos para reagirmos à informação recebida.Entre um dos grandes desafios é a ação da escola com os computadores, mps, celulares com tv, celulares com gps, vídeo games e outros.Com tudo isso,devemos reconhecer a importância dessa nova decodificação da informação, isto é, uma nova forma de saber. Para que todos possam ter informações que lhes garantam a utilização confortável das novas tecnologias é preciso um grande esforço educacional geral. Essas mudanças permanentes refletem na organização do trabalho, na produção e no consumo de bens. Essas alterações influem nas formas de pensar e fazer educação. Este é um desafio a ser assumido por toda sociedade.

3 comentários:

  1. Suan,

    Concordamos com você quando se fala no desafio da educação em incorporar as tecnologias no cotidiano. É preciso considerar a importância de tais tecnologias par a dinamização do processo ensino/aprendizagem.

    Abraços,

    Cassiana e Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Suan,

    Concordamos com você quando se fala no desafio da educação em incorporar as tecnologias no cotidiano. É preciso considerar a importância de tais tecnologias par a dinamização do processo ensino/aprendizagem.

    Abraços,

    Cassiana e Fernanda

    ResponderExcluir