sexta-feira, 10 de julho de 2009

Proposta de uso dos audiovisuais no ensino-apredizagem

A questão dos audiovisuais começou a ter destaque durante a segunda guerra mundial. Nesse período foi implantada a integração desses recursos dentro da prática pedagógica em razão do sucesso de uso desses meios técnicos para o trabalho nas guerras. Com os resultados extremamente positivos daí um passo para a escola. Essa inovação gerou um movimento de expansão e criação de centros destinados ao estudo e à implementação do audiovisual.

Portanto, essa expansão ocorre no topo de processo de desenvolvimento econômico do período pós-guerra caracterizado pele crescente penetração em outros campos da vida social. Com o uso pedagógico desses meios técnicos, começa a ser um objeto de preocupação institucional em âmbito internacional em instituições como a UNESCO, que atuarão como órgãos formentadores de estudos, projetos e consultorias para o desenvolvimento e uso dos audiovisuais, principalmente na América Latina.

Com o passar do tempo, os audiovisuais sofreram mudanças ganhando inúmeras denominações em maior ou menor grau. A partir da segunda metade da década seguinte foram enfatizados outras denominações sociais de avanço técnico.

O papel do professor diante das inovações técnicas e, mais geralmente das inovações pedagógicas é crucial para a compreensão do problema embora a maioria dos professores tenda a rejeitar a inovação e uma minoria sempre a integra em sua prática docente.

Sendo assim este trabalho de difusão técnico-pedagógica foi obra de um pequeno número de pioneiros onde nem por isto deixa de ser sintomático na qual os meios habituais de comunicação da massa entraram na escola sob pressão dos mesmos.

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